sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Concurso Leãozinho

=> Atividades realizadas durante todo o mês de outubro:

TEATRO: CIDADANIA COMEÇA CEDO

=> 1º momento: Produção em grupo de um roteiro para o teatro, mas antes fizemos uma discussão referente a todas as atividades realizadas durante o ano referentes a Educação Fiscal;

=> 2º momento: Apresentação dos roteiro pelos grupos;

=> 3º momento: Escolha do roteiro e aprimoramento do mesmo, este discutido e realizado coletivamente, e por fim escolha dos personagens;

=> 4º momento: Preparação do cenário, pintura do painel;


NÓS AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO DA DIREÇÃO E DE NOSSA QUERIDA PROFESSORA ALESSANDRA.

=> 5º momento: Ensaio;


Gráfico de Faltas

Atividade realizada no dia: 10 de setembro

=> Preenchimento do gráfico:









=> Alunas que não tiveram faltas no mês:

sábado, 17 de setembro de 2011

Conhecendo nossa escola

=> NOSSA ESCOLA:


A escola da qual faço parte, com muito orgulho, se chama EMEF"Professor Antonio Moral", faz aniversário no dia 24 de Setembro e foi inaugurada no ano de 2.000.


=> NOSSO PATRONO:


Nascido em Santos a 19 de julho de 1928, viveu, intensamente até vir a falecer em Marília, no dia 21 de julho de 1999.

Criança ativa, sempre ajudava o pai Ângelo Moral em sua oficina mecânica naval, surgindo daí o gosto pela Língua Inglesa, dado que sempre estava em contato com os comandantes navais.

Fez curso primário no Grupo Escolar Doutor Dino Bueno e o ginasial no Colégio do Estado, atual Colégio Canadá, ainda em Santos.

Quando adolescente aderiu ao serviço militar, na Base Aérea de Santos. Desenvolveu o gosto pela pintura, pelo esporte, trabalhou também como vendedor da Revista dos Tribunais do Estado de São Paulo, mantendo o sonho de aprofundar seu estudo pela língua inglesa, esse sonho foi alcançado através de estudos como autodidata.

Fincou residência em Marília por volta de 1948, vindo a casar-se com Ivone Nicolau e constituindo família: Marco Ângelo Moral, Aurélio Elias Moral, Afonso Cezar Moral, Luiz Henrique Moral e Maria da Graça Moral.

Por volta de 1951 lecionava Inglês, História e Geografia nas instituições: Colégio São Bento de Marília, Instituto Educacional de Marília, Colégio Industrial e Colégio Magalhães.

A partir de 1971 derivou para o ramo de vendas, cuja função desempenhou até meados de 1992. Com o falecimento de sua esposa em abril de 1992 sua saúde veio a debilitar-se, e ele passou a lecionar esporadicamente aulas particulares de inglês e no Colégio Ângulo – Data até a época de seu falecimento.

=> ONDE VOCÊS PODEM NOS ENCONTRAR (LOCALIZAÇÃO):


É muito fácil, minha escola fica localizada na zona sul da cidade de Marília, em uma das principais avenidas da região, a Avenida Durval de Menezes no nº 1.141.

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=> NOSSA ESTRUTURA FÍSICA:

Nossa escola começou com secretaria, sala biblioteca, sala de informática, 7 salas de aula, 2 salas da direção, sala dos professores, a cozinha, refeitório e um pátio.

Depois ganhamos uma quadra, e mais 4 salas de aula.

E por fim, ainda este ano será entregue mais 3 salas e banheiros, além do quiosque com terra, que as crianças simplesmente adoram.

Nossa equipe procura a todo o momento conscientizar os alunos na preservação das melhorias feitas na nossa escola, pois no início do ano ela foi pintada, seus banheiros e bebedouros reformados.

Ah, e para quem não sabe, cada escola da nossa cidade tem um tema, ou seja há desenhos, muito bem feitos, dando vida a toda ela.

O da nossa escola é “Alice no país das maravilhas.”


=> NOSSA COMUNIDADE:

Atendemos nesse ano aproximadamente 430 alunos, entre o ensino regular e a EJA (Educação de Jovens e Adultos), mas no próximo estaremos com vários alunos novos já que o bairro está em constante crescimento e várias casas serão entregas, se possível ainda esse ano.

A maioria de nossos alunos, residem no Núcleo Habitacional "Paulo Lúcio Nogueira"(CDHU),mas são atendidos também,alunos dos bairros circunvizinhos como: Domingos de Léo,Nova Marília II e III,Jardim Nacional e também alunos que moram em sítios ou chácaras nas proximidades.
A nossa unidade escolar é distante do centro urbano de Marília e apresenta um comércio em expansão caracterizado prioritariamente por bares, padarias, mercados, açougues, farmácias, oficina mecânica, lojas de vestuário e loja de material de construção. A maioria dos moradores trabalham no centro ou em fábricas na outra extremidade da cidade e para se locomoverem utilizam o transporte coletivo, ônibus, bicicletas ou outros serviços informais como moto-táxis, ou carros coletivos. Uma característica de nossa comunidade é o fluxo migratório constante de famílias para outras localidades, refletindo no número de transferências emitidas e recebidas de forma que nosso quadro de alunos sofre contínuas alterações e mudanças.


=> NO QUE ACREDITAMOS, NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO:


A EMEF Prof.Antonio Moral acredita que a função social da escola que consiste em ensinar bem e preparar os indivíduos para exercerem a cidadania e o trabalho no contexto de uma sociedade complexa deve permanecer. Contudo incorporaremos a nossa prática de ensino, um conceito de educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de aprendizagem:

Aprender a conhecer, fazer, viver com os outros e a ser.

  • Aprender a conhecer significa aprender a aprender exercitando os processos e habilidades cognitivas como atenção, memória e o processo mais complexo (comparação, análise, argumentação, avaliação e crítica). O nosso corpo docente terá o compromisso de promover ordem do raciocínio lógico, a compreensão, a dedução, enfim os processos cognitivos do educando, associado com a vontade de aprender continuamente. E isso será alcançado com conteúdos e metodologias que atendam as necessidades e os interesses dos alunos.
  • Aprender a fazer consiste na aquisição de habilidades e competências que tornem o indivíduo apto a enfrentar diversas situações e a trabalhar em grupo. Este fundamento da aprendizagem está associado ao aprender a conhecer, mas conciliando os conhecimentos teóricos a prática. Por isso educadores deverão vincular a teoria, aos saberes e conhecimentos construídos culturalmente ao longo da história, com a realidade atual vivenciada pelos alunos;
  • Aprender a viver com os outros consiste na descoberta progressiva de si e do outro e da interdependência quanto a projetos em comum, ou seja, a escola deve promover momentos de progressiva descoberta de si e do outro e trabalhar com a idéia da não-violência, mesmo que esta constitua um instrumento entre outros, para lutar contra os preconceitos geradores de conflitos. Este consiste num dos maiores desafios de nossa unidade escolar, levar o educando a perceber a si - próprio e o outro com suas especialidades e diferenças. Visando a aplicabilidade e incorporação de tal aprendizagem, a escola pretende promover junto a seus professores e parceiros projetos de cooperação, convívio e respeito, atividades desportivas e culturais, ações comunitárias, serviços de solidariedade entre outros;
  • Aprender a ser consiste na formação do indivíduo como um todo, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, capacidade para se comunicar, espiritualidade, ou seja, um ser humano capaz de interagir com o meio em que vive e com outros de forma autônoma e crítica.