quinta-feira, 31 de março de 2011

ÁGUA (Dia Internacional da água)

=> ÁREAS DO CONHECIMENTO:
  • História;
  • Ciências;
  • Temas transversais;
  • Matemática;
  • Geografia;
  • Arte.

=> PERÍODO: Atividades desenvolvidas entre o dia 22 de março (Dia Mundial da água) ao dia 14 de abril.

=> EXPECTATIVAS:
  • Conhecer a história sobre o objetivo desse dia;
  • Valorizar a necessidade de conservação/economia da água;
  • Conhecer a porcentagem de água potável existente em nosso planeta;
  • Saber a diferença da água potável e da não potável;
  • Identificar maneiras de economizar a água;
  • Desenvolver a conscientização dos próprios alunos incentivando-os a levarem tal conhecimento para o seu dia a dia, assim como para a sociedade que está inserido.

=> PROPOSTA DE TRABALHO:

  • Identificar as várias formas de desperdício de água na sociedade / em casa;
  • Discussão sobre o assunto;
  • Realizar uma pesquisa em casa, de quantos litros de água são gastos durante o banho.
  • Visualizar a quantidade de água disponível para consumo, utilizando como recurso o mapa mundi e o globo terrestre;
  • Conhecer o ciclo da água;
  • Estabelecer relação entre a energia elétrica e a água;
  • Fazer cartazes sobre água, conhecendo assim a estrutura do mesmo;
  • Representar através do desenho a necessidade de economizar a água.

DESENVOLVIMENTO:

1º: Iniciei o trabalho sobre a água trabalhando o texto: “Dia Mundial da Água”
(História do Dia Mundial da Água, 22 de março, Declaração Universal dos Direitos da Água, sugestões de preservação), o qual realizamos a compreensão do mesmo, fazendo antecipação da leitura, leitura silenciosa e coletiva, confrontação das hipóteses levantadas anteriormente pelos alunos, resgate oral e parâmetros da comunicação. Para finalizar tal texto fizemos a análise de cada “Declaração Universal dos Direitos da Água”.

2º: Num outro momento fizemos o estudo do texto: “Dia Internacional da Água” (Fique ligado nessa reportagem, pois esse é um assunto vital!), o qual inicialmente foi abordado da mesma maneira que o anterior. Mas neste texto foi possível realizar a análise de gráfico, que abordam a quantidade de água potável e não potável do nosso planeta.

3º: Aproveitei o momento para trabalhar com o globo terrestre e o mapa mundo, com o objetivo de osalunos visualizarem a quantidade de água no nosso planeta e comparar com a quantidade disponível para o consumo.
4º: Utilizando ainda o texto citado acima, os alunos tiveram como tarefa cronometrar o tempo gasto no banho. Já em sala fizemos os cálculos da média de litros gastos por banho, por semana, por mês e ano. Eles ficaram chocados com os resultados encontrados. A quantidade de água é muito grande!

5º: No decorrer das aulas realizamos vários momentos da conversa, onde foram colocadas as experiências dos alunos na utilização consciente da água e fizeram essa representação através de desenhos.

6º: Com o objetivo de inserir a família nesse trabalho, foi solicitada uma tarefa para os alunos realizarem com os pais, pedindo sua posição sobre o assunto abordado. Um momento em que fosse possível conversar, trocar ideias e ponto de vista sobre a importância da água em nossas vidas. Alguns alunos conseguiram realizar a proposta integralmente e outros não, por falta detempo dos pais devido ao trabalho e correria do dia a dia.

Algumas atividades desenvolvidas pelos alunos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário