- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- História;
- Geografia;
- Ciências;
- Temas Transversais.
=> PERÍODO: Trabalho a ser desenvolvido desde o início do ano até o mês de maio.
=> EXPECTATIVAS:
- Fazer uso de conhecimentos pré-adquiridos em astronomia, a fim de conhecer os componentes do Universo, especificamente, de início o planeta Terra em relação ao Sol e, consequentemente, com os outros planetas do Sistema Solar;
- Conhecer e compreender a constituição básica do Sistema Solar: planetas, astros e estrelas;
- Diferenciar as quatro fases da Lua, reconhecendo suas características e o tempo em que leva para ocorrer as fases;
- Compreender os movimentos de rotação e translação a fim de relacionar o Sol, Terra e a Lua;
- Conhecer as Luas de cada planeta do Sistema Solar;
- Reconhecer e diferenciar satélite natural e artificial, compreendendo suas características;
- Relacionar as estações do ano com os movimentos do planeta Terra e compreender as características de cada estação;
- Localizar as Constelações em mapas que representam o céu;
- Fazer a higienização das mãos com uso de sabonetes e álcool gel a fim de prevenir doenças contagiosas que envolvem contato corporal;
- Fazer a escovação regularmente a fim de prevenir doenças bucais;
- Compreender as partes que compõem um foguete;
- Compreender a importância dos satélites artificiais para registro de queimadas em partes do planeta;
- Reconhecer as maneiras como a lua é iluminada;
- Estabelecer comparações com o Sol e outras estrelas;
- Relacionar a visualização das estrelas no céu com os objetos de iluminação pública criados pelo ser humano;
- Valorizar a importância da economia de energia elétrica e desperdício relacionando com atitudes corretas e incorretas.
=> PROPOSTA DE TRABALHO:
- Trabalhar diferentes tipologias textuais;
- Filmes;
- Pesquisar na internet;
- Pesquisar opinião dos pais;
- Trabalho de campo (observação da lua e constelação);
- Produzir textos;
- Desenho e Pintura;
Vídeos: Trabalhados e discutidos em sala:
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1235376-17082,00-ANIMACAO+DO+G+MOSTRA+COMO+O+HOMEM+CHEGOU+A+LUA.html
Luas e planetas
http://www.youtube.com/watch?v=TlZt4MOzDoU
Observando a lua
http://www.youtube.com/watch?v=jQSZ-T5B5KI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=pSrSeufUWkw&feature=related
Constelações
http://www.youtube.com/watch?v=8MxVoU8k0io&feature=related
Atividade Prática: Cruzeiro do Sul, Polo Celeste Sul e Direção Cardeal Sul
http://www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/pasta_downloads/2011/Atividade%20Pratica%20de%202011.pdf
=> Filme: Cidade das Sombras
Sinopse:
Ember é uma cidade que nunca viu a luz do Sol, nem da Lua… nem das estrelas! Construída no interior de uma montanha, toda a sua iluminação provém de um gigantesco gerador de energia que se encontra nas galerias subterrâneas. Mas agora o velho gerador está a dar sinais de cansaço e os apagões começam a suceder-se a um ritmo insustentável. É a escuridão eterna que ameaça engolir Ember, e todos os seus habitantes estão apavorados… Só Lina e Doon, dois jovens de doze anos, têm a perspicácia e a coragem necessárias para desvendar o que se está a passar… Mas para isso terão de decifrar os fragmentos de um misterioso manuscrito que encontraram nos túneis secretos... Vem descobrir como foi que se saíram desta inacreditável aventura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário