quinta-feira, 31 de março de 2011

Sistema Solar

=> ÁREAS DO CONHECIMENTO:
  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • História;
  • Geografia;
  • Ciências;
  • Temas Transversais.

=> PERÍODO: Trabalho a ser desenvolvido desde o início do ano até o mês de maio.

=> EXPECTATIVAS:
  • Fazer uso de conhecimentos pré-adquiridos em astronomia, a fim de conhecer os componentes do Universo, especificamente, de início o planeta Terra em relação ao Sol e, consequentemente, com os outros planetas do Sistema Solar;
  • Conhecer e compreender a constituição básica do Sistema Solar: planetas, astros e estrelas;
  • Diferenciar as quatro fases da Lua, reconhecendo suas características e o tempo em que leva para ocorrer as fases;
  • Compreender os movimentos de rotação e translação a fim de relacionar o Sol, Terra e a Lua;
  • Conhecer as Luas de cada planeta do Sistema Solar;
  • Reconhecer e diferenciar satélite natural e artificial, compreendendo suas características;
  • Relacionar as estações do ano com os movimentos do planeta Terra e compreender as características de cada estação;
  • Localizar as Constelações em mapas que representam o céu;
  • Fazer a higienização das mãos com uso de sabonetes e álcool gel a fim de prevenir doenças contagiosas que envolvem contato corporal;
  • Fazer a escovação regularmente a fim de prevenir doenças bucais;
  • Compreender as partes que compõem um foguete;
  • Compreender a importância dos satélites artificiais para registro de queimadas em partes do planeta;
  • Reconhecer as maneiras como a lua é iluminada;
  • Estabelecer comparações com o Sol e outras estrelas;
  • Relacionar a visualização das estrelas no céu com os objetos de iluminação pública criados pelo ser humano;
  • Valorizar a importância da economia de energia elétrica e desperdício relacionando com atitudes corretas e incorretas.

=> PROPOSTA DE TRABALHO:

  • Trabalhar diferentes tipologias textuais;
  • Filmes;
  • Pesquisar na internet;
  • Pesquisar opinião dos pais;
  • Trabalho de campo (observação da lua e constelação);
  • Produzir textos;
  • Desenho e Pintura;

Vídeos: Trabalhados e discutidos em sala:

Animação da viagem á lua.
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1235376-17082,00-ANIMACAO+DO+G+MOSTRA+COMO+O+HOMEM+CHEGOU+A+LUA.html

Luas e planetas
http://www.youtube.com/watch?v=TlZt4MOzDoU

Observando a lua
http://www.youtube.com/watch?v=jQSZ-T5B5KI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=pSrSeufUWkw&feature=related

Constelações
http://www.youtube.com/watch?v=8MxVoU8k0io&feature=related

Atividade Prática: Cruzeiro do Sul, Polo Celeste Sul e Direção Cardeal Sul
http://www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/pasta_downloads/2011/Atividade%20Pratica%20de%202011.pdf











=> Filme: Cidade das Sombras



Sinopse:
Ember é uma cidade que nunca viu a luz do Sol, nem da Lua… nem das estrelas! Construída no interior de uma montanha, toda a sua iluminação provém de um gigantesco gerador de energia que se encontra nas galerias subterrâneas. Mas agora o velho gerador está a dar sinais de cansaço e os apagões começam a suceder-se a um ritmo insustentável. É a escuridão eterna que ameaça engolir Ember, e todos os seus habitantes estão apavorados… Só Lina e Doon, dois jovens de doze anos, têm a perspicácia e a coragem necessárias para desvendar o que se está a passar… Mas para isso terão de decifrar os fragmentos de um misterioso manuscrito que encontraram nos túneis secretos... Vem descobrir como foi que se saíram desta inacreditável aventura!





Nenhum comentário:

Postar um comentário