quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Visitando a Câmara Municipal de Marília

Desenvolvendo nossa cidadania:

UM POR TODOS E TODOS POR UM!
Pela ética e cidadania

=> Atividades realizada entre os dias: 08 a 25 de agosto


* MÓDULO III: BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO
  • Capítulo I: Brasil, Pátria Amada

- Amor à Pátria ( Leitura individual e coletiva / Discussão sobre o tema)

- Pesquisa ( O que é Pátria? - pesquisa realizada com os pais - envolvendo a comunidade)

-Histórias e Histórias ( História em quadrinhos: Brasil, o Gigante. Leitura individual e coletiva / Discussão sobre o tema / Realização das atividades propostas)


  • Capítulo II: Brasil e República

- Leitura de Classe ( Texto: Monarquia e República e República - Coisa Pública. Leitura individual e coletiva / Discussão sobre o tema / Realização das atividades propostas)


  • Capítulo III: Democracia

- Leitura de Classe ( Texto: Democracia e Democracia Participativa. Leitura individual e coletiva / Discussão sobre o tema / Realização das atividades propostas).

- Histórias e Histórias ( História em quadrinhos: Cidadania começa cedo. Leitura individual e coletiva / Discussão sobre o tema / Realização das atividades propostas).

- Vivência: ( Visita à Câmara de Vereadores: Visita / Discussão referente a visita / Relato dos alunos).


=> Visita realizada no dia: 26 de agosto
  • Trajeto da escola até a Câmara Municipal de Marília:




  • Alunos da 4ªsérie B chegando ao seu destino:


  • Entrando e sendo recebidos pela bibliotecária Wilsa Matos que juntamente com a assessora de imprensa Andreá Laureano de Melo nos acompanhou e apresentou toda a Câmara:


  • Os alunos conheceram o local onde os vereadores se unem com o objetivo de criar e aprovar as leis, além de discutir diferentes projetos.
  • Receberam orientações sobre a arquitetura do prédio municipal (horizontal fica o legislativo e na vertical o executivo).
  • Alguns alunos se sentaram nas cadeiras utilizadas pelos próprios vereadores;
  • Foi apresentado um filme, um documentário que relata a história da cidade de Marília;




  • Também puderam ouvir relatos da fundação da cidade do historiador e membo-fundador da Comissão de Registros Históricos, Antônio Augusto Netto Filho.


  • Os alunos puderam conhecer um quadro que mostra o crescimento da nossa cidade (índios / fundadores / atualidade);




  • Galeria de fotos dos presidentes da Câmara Municipal;



  • Conhecendo o gabinete do atual presidente da Câmara, o vereador Yoshio SérgioTakaoka;
  • Conhecendo os gabinetes dos demais vereadores;


  • Lugares destinado ao pública nas sessões da Câmara Municipal;


  • Conhecendo a biblioteca da Câmara, assim com sua funcionalidade;



  • Acervo da Comissão de Registros Históricos;



  • Após tantas informações chegou a hora do lanche;



  • Chegou o momento de irmos embora;


  • Após um momento de conversa os alunos produziram um relato sobre a visita;





Alunos de EMEF visitam Câmara em aula sobre cidadania e direito
ALUNOS da EMEF (Escola Municipal de Educação Fundamental) professor Antonio Moral visitaram a Câmara Municipal de Marília, ontem de manhã. 26/08/2011

(NA BIBLIOTECA, eles
aprenderam que todos os
jornais são arquivados)

A iniciativa faz parte de projeto sobre Educação Fiscal, em aula que está sendo desenvolvida pelas professoras Dalila Jesus Oliveira e Cleonice Damasceno.

Elas explicaram que os estudantes, com faixa etária entre 10 e 11 anos, desenvolveram várias atividades em sala, como pesquisas, com o objetivo de obter informações sobre o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo. “Nós fizemos pesquisa até com os pais, buscando identificar se eles sabem qual é o papel do vereador, em que é aplicado o dinheiro público e outros detalhes”, explicou.

Os cerca de 30 alunos conheceram os gabinetes dos vereadores, a biblioteca da Câmara e o acervo da Comissão de Registros Históricos, além de receberem orientações sobre a arquitetura do prédio municipal. Elas foram recepcionadas e orientadas pela bibliotecária Wilza Matos e pela assessora de imprensa Andréa Laureano de Melo. Um documentário que relata a história da cidade de Marília também foi exibido para os alunos, que puderam ouvir relatos da fundação da cidade do historiador e membro-fundador da Comissão de Registros Históricos, Antônio Augusto Netto Filho.

Segundo as professoras, Dalila de Jesus de Oliveira e Cleonice Damasceno, que acompanharam os alunos, a visita contribui para que as crianças assimilem com mais facilidade e entusiasmo as matérias que envolvem o poder público, cidadania e administração fiscal. “Queremos criar agentes da cidadania, crianças multiplicadoras da ética e da cidadania e que sejam capazes de entender a importância dos impostos no desenvolvimento de um município, e desde cedo compreender que quando bem aplicado gera progresso”, explica as docentes.

Os alunos ficaram entusiasmados, principalmente quando alguns puderam se sentar nas cadeiras dos vereadores e ao abrirem os arquivos da biblioteca que tem hoje um sistema moderno de armazenamento deslizante. A aluna Sabrina Gonçalves, 10, estava encantada, “eu achei tudo muito legal, bonito e ainda gostei bastante do vídeo que conta a história de Marília”, disse. Já a aluna Letícia Alexandre, 10, achou a visita surpreendente. Muito atenta, ela prestou atenção em todos os detalhes “é muito interessante, surpreendente, é um lugar bem diferente, estou gostando de tudo”, afirmou com um grande sorriso.

Fonte: http://www.correiomariliense.com.br/materia.php?materia=15740

13 comentários:

  1. Fiquei muito contente no desenvolvimento dessas atividades, os alunos se dedicaram muito e estão ficando cada vez mais críticos e questionadores. Penso que o objetivo do projeto está sendo alcançado.

    ResponderExcluir
  2. Amei as atividades propostas! Estou muito orgulhosa tanto do trabalho da professora quanto da dedicação dos alunos da classe. Parabéns! Cidadania se inicia com a aprendizagem, disposição de aprender, refletir, argumentar ... e AGIR!!!!!! Estou orgulhosa da 4ª série. ProfªAlessandra

    ResponderExcluir
  3. Esse dia foi muito especial pra mim,porque eu tive a oportunidade de conhecer a Câmara Municipal,e saber sobre o poder executivo e legislativo.
    Fomos com as professoras:Dalila de Jesus de Oliveira e Cleonice Damasceno.
    Também tiramos muitas fotos, e é por isso que estou passando esse comentário.

    Aluna:Gabriela -4ª série B.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito de ir visitar a Câmara Municipal,além de poder conhecer quem trabalha naquele lugar tão bonito. Esse dia foi muito legal,porque conheci onde o presidente da Câmara Municipal e os vereadores trabalham,a biblioteca de lá é bem diferente do que eu imaginava.
    aluna:Amanda-4ªB

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei bastante de ir a Câmara Municipal de Marília, principalmente quando a gente foi na biblioteca que tinha vários livros grandes, eu no começo estranhei, mas eram jornais de Marília.
    Afinal foi legal conhecer a Câmara de Marília.
    aluna:caroline 4ªB

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei tudo o que aprendi e gostei de ter visitado a Câmara e de assistir o vídeo que conta sobre a história de Marília desde 1904 a 2011 e gostei da mini biblioteca.
    Aluna:Sabrina4ªB

    ResponderExcluir
  7. A Câmara municipal foi muito legal, a gente assistiu um filme desde do começo de Marìlia.
    Eu gostei de VISITA A CÂMARA MUNICIPAL, EU ME DIVERTI MUITO!!
    aluno:Cristiano - 4ªB

    ResponderExcluir
  8. eu gostei de ir a Câmara Municipal porque foi muito importante e nós assistimos um filme de como era Marília e como é agora.
    Aluno: Vinícius - 4ªB

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei de ir a Câmara Municipal,isso foi muito legal. Espero ir outra vez,porque foi interessante ver as coisas do passado, ver os livros e artigos.

    aluno:Isaac-4ªB

    ResponderExcluir
  10. Nós gostamos muito de ir a Câmara Municipal e de sentar na cadeira dos vereadores e de ver as foto do prefeito de quando ele foi vereador. E depois de comer aquela bolacha e tomar suco.
    Alunos: Enan e Gabriel Lopes - 4ªB

    ResponderExcluir
  11. eu achei muito legal a Câmara Municipal de Marília, nos sentamos na cadeira do vereador, na biblioteca tinha um guarda livro.
    Mas eu gostei muito do passeio.
    Aluna: Mayara - 4ªB

    ResponderExcluir
  12. Muito legal Dalila!!!
    Certamente essa experiência foi muito significativa para as crianças.
    Desde cedo,estão aprendendo a exercer a cidadania...Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Profª Dalila,
    Parabéns pelo trabalho, pela dedicação e comprometimento.
    Pelo visto os alunos aprenderam e gostaram muito, né?
    Parabéns!

    ResponderExcluir