ÁREAS DO CONHECIMENTO:
=> Língua Portuguesa;
=> Matemática;
=> Ciências;
=> Temas Transversais.
PERÍODO: Trabalho a ser desenvolvido desde o início do ano até o mês de maio.
EXPECTATIVAS:
=> Compreender as principais fases da Lua a partir de observações diárias do aspecto/aparência em que se encontra esse astro no céu;
=> Diferenciar as quatro fases da Lua, reconhecendo suas características e o tempo em que leva para ocorrer as fases;
=> Compreender os movimentos de rotação e translação a fim de relacionar o Sol, Terra e a Lua;
=> Reconhecer e diferenciar satélite natural e artificial, compreendendo suas características;
=> Relacionar as estações do ano com os movimentos do planeta Terra e compreender as características de cada estação;
PROPOSTA DE TRABALHO:
=> Trabalhar diferentes tipologias textuais;
=> Realizar cálculos relacionando o dia a dia e os movimentos da terra;
=> Filmes / vídeos;
=> Pesquisar na internet;
=> Trabalho de campo (observação da lua);
=> Desenho e Pintura;
=> Teatro;
05 - Aula de Informática:
ð Vídeos:
=> Novo Telecurso - Ciências - Aula 02 (1 de 2): http://www.youtube.com/watch?v=fW8fbIS69T4&feature=related (http://novotelecurso.blogspot.com)
=> Novo Telecurso - Ciências - Aula 02 (2 de 2): http://www.youtube.com/watch?v=tmLHMvtsZ84&feature=related
=> Novo Telecurso - Ciências - Aula 15 (2 de 2): http://www.youtube.com/watch?v=057yscJjUUg&feature=related
=> fases da lua com Doki: http://www.youtube.com/watch?v=jj22Tmdn1KE&feature=related
ü fases da lua: http://www.youtube.com/watch?v=cuaomDUD-Qc
explicação da fase da lua detalhada: http://www.youtube.com/watch?v=LajrmJ6fJpY&feature=related
=> Fases da Lua
A Terra e a Lua são iluminadas pelo Sol.
As fases da Lua são resultado de seu movimento em volta da Terra. Por isso, a cada dia vemos a Lua de um jeito diferente lá no céu. Às vezes ela parece um grande queijo todo furado; outras vezes parece um sorriso iluminado.
Eu gostei muito dessa atividade, porque eu minha turma estudamos muito sobre o sistema solar e as fases da lua e com essa atividade conseguimos ver qual é o movimento e a gente teve a chance de localizar o cruzeiro do sul em outra atividade. Pra mim isso foi muito importante, porque eu nunca tinha visto.
ResponderExcluirAluna: Caroline
aaaaaaaaaaaa
ResponderExcluir