=> Língua Portuguesa;
=> Matemática;
=> Temas Transversais.
PERÍODO: Atividades referente ao tema será abordada durante todo o ano letivo;
EXPECTATIVAS:
=> Conhecer o dinheiro e sua função na sociedade onde se encontra inseridos;
=> Fazer uso do dinheiro;
=> Saber identificar quando acontece o lucro e o prejuízo;
=> Ter noções básicas dos impostos pagos em tudo que compramos e sua função (Educação Fiscal);
PROPOSTA DE TRABALHO:
=> Conversas / Debates;
=> Pesquisas;
=> Resolução de problemas;
=> Arte;
SE LIGA!!!!
Prejuízo = acontece quando gastamos mais dinheiro do que recebemos.
Lucro = acontece quando recebemos mais do que pagamos. Exemplo: comprei um pirulito por R$ 0,10 e vendi por R$ 0,15, tive assim lucro de R$0,05.
=> Situações problema envolvendo sistema monetário brasileiro
1.) Dona Isaura teve uma encomenda de 300 salgadinhos. Ela gastou R$ 30,00 para fazê-los cobrou R$ 90,00. Quanto ela teve de lucro?
2.) Marta e Lúcia investiram R$40,00 cada uma para comprar ingredientes para fazer um bolo de aniversário. Elas cobraram R$160,00, mas só receberam R$70,00. De quanto foi o lucro ou prejuízo delas?
3.) Roberta comprou no bar 10 balas que custa R$0,05 cada uma, 5 pirulito que custa R$ 0,10 cada um, 3 pipocas no valor de R$0,50 cada um e 2 sorvetes no valor de R$1,70 cada um. Depois ela vendeu tudo por R$5,50. Quanto ela gastou? Ela teve lucro ou prejuízo? De quanto?
4.) O pipoca vende cada lápis por R$0,60 e borracha por R$0,30. Ele comprou do mercadinhos e pagou R$ 0,50 em cada lápis e R$0,25. Ao vender o lápis e a borracha ele tem lucro ou prejuízo? Por quê?
5.) O aluno Danilo da professora Dalila comprou no mercadinho 5 salgadinhos que custou R$ 0,50 cada, 10 pirulitos no valor de R$0,20 cada e R$ 12 chicletes há R$0,15 cada. Chegou à escola decidiu vender tudo o que comprou para seus colegas de sala, pois assim poderia ganhar algum dinheiro. Quando acabou de vender ele contou o seu dinheiro e tinha R$6,30. De acordo com esses dados responda:
a.) Quanto ele gastou no mercadinho?
b.) Ele teve lucro ou prejuízo? Por quê?
c.) Se você estivesse no lugar dele o que faria de diferente? Por quê?
6.) Pense um pouco e junto com um colega crie uma situação problema.
7.) Pesquisa:
=> Pergunte em casa para o pai, mãe ou outro familiar uma situação vivenciada que tenham obtido lucro ou prejuízo. Justique.
Eu achei legal essa atividade,porque está falando sobre lucro ou prejuizo por exemplo, uma pessoa compra um objeto e vende por outro valor maior, ele teve lucro e prejuizo é quando você vende mais barato do que pagou.
ResponderExcluiraluno Amauri
um prejuizo de 14 com um prejuizo de 8 vão dar
ResponderExcluirme ajudou de mais
ResponderExcluirobrigado tenho prova amanha de matematica e eu estava com duvida valeu me ajudou
ResponderExcluirAdorei esse assunto, espero que meus alunos aprendam o que é ter lucro e prejuízo.
ResponderExcluirEstagiaria: Maria
Ótimas situações problema . Parabéns! Nos ajuda muito!
ResponderExcluirDona Isaura teve uma encomenda de 300 salgadinhos. Ela gastou R$ 30,00 para fazê-los cobrou R$ 90,00. Quanto ela teve de lucro?
ResponderExcluir