quinta-feira, 28 de abril de 2011

Educação Fiscal

ÁREAS DO CONHECIMENTO:
=> Língua Portuguesa;
=> História;
=> Geografia;
=> Ciências;
=> Matemática;
=> Tmas Transversais.

PERÍODO: Atividades referente ao tema será proposta durante todo o ano letivo;

 EXPECTATIVAS:
=> Conscientizar quanto aos direitos e deveres de cada um e também o bem coletivo;
=> Reconhecer a função sócio-econômica dos tributos; suas origens e suas aplicações;
=>Sensibilizar o aluno quanto à função e o cumprimento das obrigações tributárias;
=>Desenvolver o espírito crítico quanto a fiscalização e aplicação dos recursos públicos provenientes da arrecadação dos tributos;
=> Conscientizar o educando quanto o direito de todos ao acesso dos bens e serviços que atendam as suas necessidades básicas como cidadão: saúde, educação, transporte, estradas, etc;
=> Entender a educação tributária como parte de um conceito amplo de cidadania;
=>Conscientizar o educando sobre a preservação aos bens públicos;
 =>Compartilhar com os alunos a importância da consciência fiscal e de se entender o funcionamento da administração pública e do orçamento público;
=> Despertar nos alunos o senso crítico e a importância do controle social;
=> Deixar claro que o cidadão deve participar ativamente da constituição do orçamento municipal bem como estimular o acompanhamento do trabalho do executivo e legislativo;
=> Mostrar o que as más ações, como a corrupção, trás para a vida coletiva, deixando bem claro o que realmente vem a ser a corrupção e abordando a melhor maneira de identificá-la e consequentemente combatê-la;
=> Levar o aluno a se conscientizar sobre a importância da coletividade, da necessidade do convívio social tranquilo;
=> Incentivar o pagamento correto dos impostos, combatendo assim, a sonegação de impostos para reduzir drasticamente a nível municipal a sonegação de impostos;
=> Desenvolver no aluno a consciência sobre a importância da conservação, do respeito ao patrimônio público, do cumprimento das leis tanto pela comunidade (cidadão) quanto dos administradores e autoridades públicas.

PROPOSTA DE TRABALHO:
=> Apresentação dos conteúdos, com uso da mídia, textos, pesquisas em jornais, revistas e notas fiscais, internet;
=> Elaboração de painéis, produção de textos pelos alunos, histórias em quadrinhos, Cartuns;
=> Bate-papo : São perguntas dirigidas ao aluno, que reforçam o tema e levam a criança à reflexão;
=> Passatempo: São atividades gráficas como sete erros, eliminando as letras, enigma e vamos colorir;
=> Artemanha: são experimentos e atividades plásticas;
=> Recreio: são jogos e brincadeiras;
=> A palavra é sua!: A criança dá sua opinião sobre determinado assunto;
=> Vivência: São exercícios que levam a criança a compreender o conceito apresentado por meio de vivências que emocionam, divertem e elucidam suas curiosidades;
=> Arte para aprender: São avisos de porta, cartazes e jogos que, além de divertir, reforçam o conteúdo didático;
=> Atividades Matemáticas;
=> Entrevistas;
=> Teatros;
=> Visitas a obras onde está sendo investido o dinheiro público;
=> Visita a Câmera Municipal (executivo e legislativo);
=> Revistas do Leãozinho.

=> Conhecendo site do Leãozinho:




=> Após os alunos conhecerem o site do Leãozinho e o gibi nº1 "Como tudo começou", pedi que os alunos fizessem o desenho da turminha.








=> Atividade realizada após a leitura do gibi nº1:














Um comentário:

  1. Eu gostei muito deste blog eu quero ver mais coisas. E tambem gostei de conhecer o site do Leãozinho.
    aluno:Gabriel Lopes - 4ªB

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